Propriedade Industrial e COVID 19 no Brasil

Propriedade Industrial e COVID 19
Diversos pedidos de Patente sobre o COVID 19 já foram realizados no INPI este ano de 2020

Inúmeros são os reflexos da pandemia que assola o mundo e diante do que vivenciamos, o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial criou o Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19, bem como alterou a Resolução nº 239/2019 que prevê o trâmite prioritário de processos de patente no âmbito da Diretoria de Patente.

 

No que diz respeito ao Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19, trata-se de uma plataforma que conta com atualizações globais referentes ao desenvolvimento de vacinas, medicamentos, equipamentos de saúde, testes de diagnóstico e de outras tecnologias, além de divulgações de estudos realizados pelo INPI, como o panorama das patentes depositadas no Instituto descrevendo métodos de diagnóstico para coronavírus e outras viroses respiratórias.

 
Propriedade Industrial e COVID 19
Cientistas estão em uma corrida para vacina do COVID 19

Outrossim, importante frisar a instrução da Portaria nº 149/2020 publicada no dia 7 de abril de 2020, determinando que terão prioridade de tramitação os processos de patente cuja tecnologia esteja relacionada à COVID-19.

 

A priorização tem validade até 30/06/2021.

Dispositivo de teste para COVID 19 - Desenho Industrial
Além das Patentes, muitos pedidos de Desenho industrial foram realizados no INPI no decorrer deste ano de 2020.

É evidente o grande movimento de iniciativas legislativas frente à pandemia,  ainda mais com relação à Propriedade Industrial, no que tange às patentes. Há pelo menos três projetos de leis apresentados para flexibilizar os dispositivos legais para a concessão de licenças compulsórias de patentes nos casos de emergência nacional e de interesse público.

 

Verifica-se que o objetivo principal dessas iniciativas é de retirar possíveis barreiras ao acesso a tecnologias protegidas em uma situação excepcional como a que enfrentamos atualmente com o COVID-19.

FONTE: INPI
Nathalia Kucera

Nathalia Kucera

Departamento Administrativo / Jurídico

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

posts recentes

cadastre-se no blog

Siga a Apex IP Group

Logo - Apex IP Group - Propriedade Intelectual

Estamos à disposição para ajudar você

Fale Conosco