Que a indústria automobilística vive se reinventando isso não é mais novidade, seja no design dos carros ou nas formas de energia utilizadas para andar, como gasolina, diesel, álcool, GNV e recentemente elétricos e híbridos. Enfim, são diversas inovações tecnológicas que são protegidas nos bancos de patentes.
Ultimamente dois temas estão tomando cada vez mais conta deste mundo, que é a automação e a inteligência artificial aplicadas aos automóveis. O que víamos décadas atrás apenas nos cinemas, onde carros futuristas funcionavam sem motorista ou respondiam a um comando de voz, agora já é realidade.
O texto abaixo foi escrito com excelência por Coleman Molnar e publicado no site “driving.ca” e traduzido para o português pela nossa equipe para você saber de mais uma das inovações propostas pela indústria automotiva.
VOLANTE INTELIGENTE
Um volante de direção inflável poderia ser um assistente de orientação de faixa melhor do que uma luz piscando no painel ou um sinal sonoro, não é mesmo?
A Toyota está brincando com novos designs de volante e sensor de veículo que podem ajudar futuros motoristas a mantê-los nas entrelinhas, sugerindo novas patentes registradas.
Originalmente anotado em um tópico do NewNissanZ , a patente registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) afirma que a tecnologia de manutenção de faixa existente pode ser invasiva e “pode interferir na rotina de direção pretendida do motorista”, como puxá-los fisicamente na direção oposta quando eles tentam mudar de faixa, ou inundando-os com dings e zumbidos.
Como tal, “existe a necessidade de sistemas aprimorados para permitir que um veículo intervenha com o controle do veículo pelo motorista sem prejudicar ou distrair o motorista”.
A solução proposta pela Toyota envolve a inserção de pontos ao longo do volante que se expandem e contraem em momentos estratégicos para alertar o motorista sobre possíveis perigos à frente. Se um motorista desviar para outra pista, o diâmetro do aro da roda aumentará ou diminuirá para sinalizar a partida enquanto o sistema automatizado do veículo faz a correção sem intervenção humana. Em suma, uma roda inflada significa a posição correta da pista, enquanto uma roda esvaziada em ambos os lados sinaliza vagando.
Conforme descrito pela Fig.12 na galeria anexa, se um motorista não girar o volante com força suficiente para fazer uma curva, o sistema presumivelmente seria ativado, esvaziando pontos em uma determinada parte da roda para solicitar uma ação corretiva do motorista.
Como muitas das patentes que compartilhamos aqui, isso não representa uma certeza para a Toyota, mas sim uma solução potencial que a marca admite explorar. O tempo dirá se essa ideia em particular flutua ou afunda.
Fonte: Driving | NewNissanZ
Dados Oficiais da Patente:
Patent No: US 11,254,343 | Date of Patent: Feb. 22, 2022 | Applicant: Toyota Research Institute Inc.
Patent Title: Steering Wheels Having An Adjustable Coefficient Of Friction
Veja AQUI o documento completo da patente.
Mantenha-se informado sobre o universo da Propriedade Intelectual e receba em primeira mão as últimas novidades.