Você já deve ter ouvido falar sobre registro de patente, seja PI (Patente de Invenção) ou MU (Modelo de Utilidade), bem como também DI (Desenho Industrial). Mas você já ouviu falar antes de Patentes Verdes, o que é isso? Vamos entender melhor no texto abaixo.
Em decorrência dos problemas socioambientais, a necessidade de uma cultura de inovação sustentável está cada vez mais em evidência, fazendo com que inovação e sustentabilidade caminhem juntas. Em razão disso, as tecnologias verdes assumiram uma posição importante para o desenvolvimento da sustentabilidade mundial.
O INPI, visando contribuir para a inovação, oferece o trâmite prioritário de pedidos de patentes para diversas modalidades, entre elas, o programa denominado “Patentes Verdes”. O objetivo do programa é acelerar o exame de tecnologias que colaboram, de uma forma geral, para o meio ambiente. Ainda, insta referir que alguns pedidos foram concedidos em menos de 6 meses (INPI, 2022).
A terceira e última fase do programa piloto iniciou-se em 17/04/2014, estendendo a participação para pedidos depositados via PCT (Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes) (INPI, 2022).
Exame Prioritário
Fonte: INPI (2022) | REFERÊNCIAS:
Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI Disponível em https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/patentes/tramite-prioritario/estatisticas-gerais. Acesso em 27/07/2022.
SILVA, Luan Carlos Santos. Modelo de transferência de tecnologia verde por intermédio dos núcleos de inovação tecnológica em institutos de ciência e tecnologia brasileiros. 2016.
Mantenha-se informado sobre o universo da Propriedade Intelectual e receba em primeira mão as últimas novidades.