Nas últimas semanas você, com certeza, ouviu falar da Barbie diversas vezes, mas não parou para ler até o fim, afinal a rotina é intensa e a Barbie é a Barbie. Ninguém imaginou que uma boneca loira dentro de uma caixinha rosa poderia causar todo este burburinho. Ainda não entendeu? Continue lendo e entenda todo o caso.
No dia quatorze de janeiro (14/01), MC Rebecca, junto com Pocah, Lexa e Danny Bond (cantoras brasileiras de funk) lançaram uma música chamada Barbie. No clipe, as cantoras aparecem com peruca loira, dentro da caixa de boneca, com roupas e sapatos parecidos com os que a Barbie usa. Entretanto, a detentora da marca da boneca loira, Mattel, afirmou não ter sido avisada do lançamento da obra e pediu a retirada do clipe do YouTube, já que não havia uma autorização do uso da marca.
A briga permeia uma questão muito antiga: os riscos de não registrar uma marca. Neste caso, estamos falando de uma marca de Alto Renome (se você não recorda o que significa, acesse nosso post https://apexip.com/quais-sao-os-tipos-de-marca-que-existem/). A marca Barbie tem assegurada a proteção especial em todos os ramos de atividade, o que facilita a resolução deste problema. No entanto, se o uso fosse de uma marca ainda não registrada?
Um dos maiores riscos de não registrar sua marca é a perda da sua criação e o prejuízo para o seu negócio. Não registrar o que foi desenvolvido pode gerar prejuízos que poderiam ser evitados. Em caso de uso indevido de marcas, por exemplo, como provar judicialmente que a marca é sua se não houver o registro?
Neste caso, verificamos, também, a real importância de uma assessoria especializada, uma vez que ela garante problemas futuros e evita litígios desnecessários. Parece que essa treta só está começando. E aí, você que tem uma marca e ainda não registrou está esperando o que?
Mantenha-se informado sobre o universo da Propriedade Intelectual e receba em primeira mão as últimas novidades.