Apex - Blog de Propriedade Intelectual

6 DICAS PARA SUA MARCA SE DESTACAR

Foto: Empreendedora

Começar o seu próprio negócio do zero não é uma tarefa fácil, desde o início você se depara com obstáculos, tendo que aprender a se organizar e ter “jogo de cintura” para as variadas situações que irá encontrar pelo caminho.

Existem muitas dicas que você pode seguir para ajudar a alavancar a sua marca, contudo aqui separamos seis dicas que acreditamos serem essenciais para a sobrevivência do seu negócio e consequentemente da sua marca.


  • Faça uma pesquisa de mercado e de concorrência

 

Antes de dar o pontapé inicial no seu negócio é essencial que você conheça o mercado em que sua empresa irá atuar e quem são seus principais concorrentes, a partir disso você poderá definir estratégias para um posicionamento eficiente. Tenha mapeado todos os gargalos e oportunidades que existem no seu segmento, pois assim é possível criar soluções que vão de encontro às necessidades do seu público alvo, use sua criatividade.


  • Defina seu público alvo

 

Definir seu público alvo é uma das etapas mais importantes para ter uma marca de destaque. Você precisa saber para quem está vendendo, então além do público alvo é necessário uma persona bem definida (aquele cliente ideal, sabe?) assim você poderá montar todas as suas estratégias com um foco, sabendo exatamente para que você está falando.


  • Tenha uma identidade visual

 

É muito importante que sua marca tenha uma identidade visual. Não economize na hora de criar um logotipo, pois é através dele que sua empresa será reconhecida, pois ele estará na fachada, no site e nas redes sociais. A identidade visual ajuda o consumidor a lembrar da experiência associada à sua marca. Além disso, é necessário ter a paleta de cores da sua marca definida, muitos consumidores fazem associação das marcas as cores delas, se você não manter um padrão será difícil para o público fixá-lo. 


  • Crie estratégias de marketing

 

Crie um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo para atingir os seus objetivos. Com foco e direção no negócio, possibilitando identificar as melhores oportunidades (ex.: datas comerciais). É importante garantir que suas estratégias sejam práticas e mensuráveis. Lembre-se que uma boa estratégia de marketing não será alterada anualmente, mas será revisada quando suas metas ou a própria estratégia forem alcançadas. Não faça planos inatingíveis, você acabará frustrado e isso o desanimará, comece aos poucos, com metas menores, mas focadas elas te impulsionarão para buscar resultados maiores.


  • Tenha presença digital

 

Estar presente nas mídias digitais é quase uma obrigatoriedade para qualquer negócio, “Quem não é visto não é lembrado”, e que melhor lugar para ser visto do que na internet? Aqui todas as suas ações têm um alcance muito maior (cuidado).  Em razão disso, use e abuse das ferramentas de divulgação orgânica (ou seja, que não precisa pagar), como Site, Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e LinkedIn, você não precisa estar presente em todas as redes sociais, desde que você esteja naquela que consegue se aproximar do seu público alvo.


  • Invista em relacionamento com o cliente

 

O objetivo das marcas não é apenas conquistar clientes, mas fãs, seguidores e embaixadores da marca. É para isso que existem as estratégias de marketing de relacionamento.

 

Para quem pretende atrair novos clientes,  conquistar defensores da marca e tornar-se referência em seu mercado, criar um bom relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso. Por esse motivo, invista em ações que vão criar uma relação saudável com seu público, faça treinamentos, converse com as pessoas que atende, busque sempre a opinião delas para saber o que precisa melhorar e consequentemente ganhará respeito e reconhecimento de todos.

 

A partir desses pontos você terá os artifícios necessários para começar, se você não conseguir executar todas estas ações tudo bem, o ideal é que pelo menos você tenha em mente o que precisa ser feito e vá iniciando aos poucos.

Fernanda Castro

Fernanda Castro

Marketing / Comercial

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

posts recentes

Ferrari x Passolini - Apex Blog de Propriedade Intelectual - Uso Indevido de Marca

FERRARI GANHA PROCESSO POR USO INDEVIDO DE MARCA

A gigante italiana Ferrari entrou e ganhou na justiça catarinense, uma indenização pelo uso indevido de marca. Uma empresa de Brusque, Santa Catarina utilizava a marca Passolini Center que utiliza em sua identidade visual um escudo altamente semelhante ao da multinacional italiana famosa pelo seus carros de luxo e também por uma vasta linha de produtos que estampam o cavalinho da empresa.

Leia mais »
O que são patentes verde

O que são Patentes Verdes?

Em decorrência dos problemas socioambientais, a necessidade de uma cultura de inovação sustentável está cada vez mais em evidência, fazendo com que inovação e sustentabilidade caminhem juntas. Em razão disso, as tecnologias verdes assumiram uma posição importante para o desenvolvimento da sustentabilidade mundial.

Leia mais »
Argentina não é membro do PCT

Argentina ainda não é membro do PCT

A Argentina ainda não é membro do PCT e a adesão ainda parece distante. Apesar do que se esperava ocorrer após a assinatura do Acordo Comercial da União Europeia com o Mercosul, que ocorreu no final do mês de Junho (28/06/2022), a Argentina ainda não se tornou um estado membro do PCT.

Leia mais »

Cadastre-se no blog

Siga a Apex IP Group

© Todos os Direitos Reservados - 2018 / 2022 - APEX INTELLECTUAL PROPERTY SERVICOS ADMINISTRATIVOS LTDA - CNPJ: 17210627000170

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.
This website uses cookies to ensure you get the best experience.