PROPRIEDADE INDUSTRIAL E COVID 19 NO BRASIL

Propriedade Industrial e COVID 19
Diversos pedidos de Patente sobre o COVID 19 já foram realizados no INPI este ano de 2020

Inúmeros são os reflexos da pandemia que assola o mundo e diante do que vivenciamos, o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial criou o Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19, bem como alterou a Resolução nº 239/2019 que prevê o trâmite prioritário de processos de patente no âmbito da Diretoria de Patente.

 

No que diz respeito ao Observatório de Tecnologias Relacionadas à COVID-19, trata-se de uma plataforma que conta com atualizações globais referentes ao desenvolvimento de vacinas, medicamentos, equipamentos de saúde, testes de diagnóstico e de outras tecnologias, além de divulgações de estudos realizados pelo INPI, como o panorama das patentes depositadas no Instituto descrevendo métodos de diagnóstico para coronavírus e outras viroses respiratórias.

 
Propriedade Industrial e COVID 19
Cientistas estão em uma corrida para vacina do COVID 19

Outrossim, importante frisar a instrução da Portaria nº 149/2020 publicada no dia 7 de abril de 2020, determinando que terão prioridade de tramitação os processos de patente cuja tecnologia esteja relacionada à COVID-19.

 

A priorização tem validade até 30/06/2021.

Dispositivo de teste para COVID 19 - Desenho Industrial
Além das Patentes, muitos pedidos de Desenho industrial foram realizados no INPI no decorrer deste ano de 2020.

É evidente o grande movimento de iniciativas legislativas frente à pandemia,  ainda mais com relação à Propriedade Industrial, no que tange às patentes. Há pelo menos três projetos de leis apresentados para flexibilizar os dispositivos legais para a concessão de licenças compulsórias de patentes nos casos de emergência nacional e de interesse público.

 

Verifica-se que o objetivo principal dessas iniciativas é de retirar possíveis barreiras ao acesso a tecnologias protegidas em uma situação excepcional como a que enfrentamos atualmente com o COVID-19.

FONTE: INPI
Nathalia Kucera

Nathalia Kucera

Departamento Administrativo / Jurídico

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

cadastre-se no blog

Siga a Apex IP Group

ENDEREÇO E contaTO

NOSSOS SERVIÇOS

Registro de Marcas, Registro de Patentes, Registro de Desenho Industrial, Registro de Software, Registro de Aplicativo, Registro de Direito Autorais, Protocolo de Madri, Pesquisa de Patente, Busca de Patente, Pesquisa de Marca Grátis, Busca de Marca, Averbação de Contratos de Transferência de Tecnologia, Notificações Judiciais e Extrajudiciais, Ações Judiciais de Violação de Direito de Propriedade Intelectual, Ações Judiciais de Nulidade de Marcas e Patentes, Combate à Concorrência Desleal. Registro de Marcas e Patentes em Porto Alegre, Registro de Marcas e Patentes no Exterior, Propriedade Intelectual em Porto Alegre, Propriedade Intelectual no Exterior, Registro de Marca Internacional, Registro de Patente Internacional, Gestão de Marcas, Gestão de Patentes, Gestão em Propriedade Intelectual, Brapex Propriedade Intelectual, Apex Intellectual Property, Apex IP Business Partners, Apex IP Digital, Apex IP Group, Trademarks, Patents, Design, Copyright, Legal Advice.

© All rights reserved - APEX INTELLECTUAL PROPERTY - 2020