fbpx

REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA GANHA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA VINHOS E ESPUMANTES

REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA GANHA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA VINHOS E ESPUMANTES
Os vinhos e espumantes da campanha gaúcha são conhecidos no mundo inteiro

O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial por meio de sua Revista de Propriedade Industrial (RPI) nº 2574 publicou a concessão da indicação geográfica Campanha Gaúcha, na espécie Indicação de Procedência para vinhos finos brancos, rosados, tintos e espumantes.

Afinal, o que é Indicação Geográfica? é a identificação de um produto ou serviço que possua qualidades particulares atribuíveis à sua origem geográfica.

As qualidades particulares referem-se às condições de solo e vegetação; climáticas e cultivo, tratamento e fabricação.  Os produtos ou serviços que apresentem estas qualidades recebem um certificado de qualidade atestando sua origem e garantindo o controle rígido de sua procedência.

Indicação Geográfica - Brasil
INPI é o orgão resposável no Brasil para o procedimento

Quais as espécies de Indicação Geográfica? Há duas espécies de IG. A chamada Indicação de Procedência se refere ao nome geográfico (país, cidade, região ou localidade) reconhecido pela produção, fabricação ou extração de determinado produto ou serviço. Já a Denominação de Origem se refere ao nome geográfico que identifica produto ou serviço dotado de características devidas, exclusivamente, ao meio geográfico (fatores naturais e humanos). 

 

Lembre-se que, a indicação confere ao produto ou serviço reputação, valorização e identidade própria que os distinguem dos demais produtos de igual natureza disponíveis, bem como somente os produtores e prestadores de serviços estabelecidos no respectivo território podem utilizar o certificado. 

Outros exemplos:

Camarão da Costa Negra – recebeu a Denominação de Origem (DO) em 2011;

 

Arroz do Litoral Norte Gaúcho – recebeu a Denominação de Origem (DO) em 2010;

 

Vinhos do Vale dos Vinhedos – recebeu a Denominação de Origem (DO) em 2012; 

 

Goiaba do Paraná – recebeu a Indicação de Procedência (IP) em 2016. 

FONTE: INPI
Nathalia Kucera

Nathalia Kucera

Departamento Administrativo / Jurídico

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts recentes

cadastre-se no blog

Siga a Apex IP Group

ENDEREÇO E contaTO

NOSSOS SERVIÇOS

Registro de Marcas, Registro de Patentes, Registro de Desenho Industrial, Registro de Software, Registro de Aplicativo, Registro de Direito Autorais, Protocolo de Madri, Pesquisa de Patente, Busca de Patente, Pesquisa de Marca Grátis, Busca de Marca, Averbação de Contratos de Transferência de Tecnologia, Notificações Judiciais e Extrajudiciais, Ações Judiciais de Violação de Direito de Propriedade Intelectual, Ações Judiciais de Nulidade de Marcas e Patentes, Combate à Concorrência Desleal. Registro de Marcas e Patentes em Porto Alegre, Registro de Marcas e Patentes no Exterior, Propriedade Intelectual em Porto Alegre, Propriedade Intelectual no Exterior, Registro de Marca Internacional, Registro de Patente Internacional, Gestão de Marcas, Gestão de Patentes, Gestão em Propriedade Intelectual, Brapex Propriedade Intelectual, Apex Intellectual Property, Apex IP Business Partners, Apex IP Digital, Apex IP Group, Trademarks, Patents, Design, Copyright, Legal Advice.

© All rights reserved - APEX INTELLECTUAL PROPERTY - 2020